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DET: tudo sobre Domicílio Eletrônico Trabalhista


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No agitado mundo dos negócios, lidar com burocracias e obrigações fiscais pode ser um verdadeiro desafio. 

Pensando nisso, o Governo Federal criou o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), uma plataforma digital que descomplica a comunicação entre a Inspeção do Trabalho e os seus públicos de interesse, incluindo empregadores, microempreendedores individuais (MEIs) e até mesmo trabalhadores em situações específicas.


O que é o DET?


Em resumo, o DET funciona como um canal oficial de comunicação entre a Inspeção do Trabalho e seus públicos. Através da plataforma, você pode:

• Enviar e receber notificações e intimações relacionadas a procedimentos fiscais, autos de infração, comunicações oficiais e muito mais;
• Acessar informações e serviços como consulta de situação cadastral, acompanhamento de processos fiscais, envio de documentos e manifestações;
• Comunicar-se diretamente com a Inspeção do Trabalho através de caixa de mensagens, fóruns e outros canais disponíveis na plataforma.


Quem precisa se cadastrar?


O cadastro no DET é obrigatório para todos os empregadores, incluindo MEIs e empregadores domésticos, desde 1º de agosto de 2024 (a data pode ou não ser prorrogada). 


Quais os benefícios do DET?


Adotar o DET como principal canal de comunicação com a Inspeção do Trabalho traz diversos benefícios, tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores:

• Maior agilidade e segurança na comunicação com a Inspeção do Trabalho;
• Redução da burocracia e custos com envio de documentos físicos;
• Acesso facilitado a informações e serviços da Inspeção do Trabalho;
• Maior transparência e controle sobre os processos fiscais;
• Melhoria na relação entre a Inspeção do Trabalho e seus públicos de interesse.


Como se cadastrar no DET?


O cadastro no DET é gratuito e pode ser feito de forma online, através do site da plataforma
 
Para se cadastrar, você precisará ter em mãos:

• Documento de identificação válido: como CPF ou CNPJ;
• Endereço de e-mail válido: para receber as notificações da Inspeção do Trabalho.


Após o cadastro, o empregador deve:

• Indicar um representante legal para acessar e utilizar a plataforma em seu nome;
• Manter os dados cadastrais atualizados.

Dicas para um DET descomplicado:


• Mantenha seu cadastro sempre atualizado;
• Acesse a plataforma regularmente para verificar pendências e notificações;
• Utilize os canais de comunicação disponíveis para tirar dúvidas e obter informações;
• Incentive seus colaboradores a se familiarizarem com o DET.


Saiba mais sobre DET no vídeo:


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